Cardiotest - Cuidando de você com o coração
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Horário de funcionamento

Seg à Sex 08h às 18h

Endereço da clínica

Av. Dr. Nelson D’avila, 389

Manual de Condutas Cardiotest

Este manual de rotinas visa orientar todos os funcionários e médicos quanto as atividades diárias da clínica, buscando eficiência no atendimento aos clientes e a manutenção dos padrões adequados de acordos com as normas de vigilância sanitária. É a descrição generalizada dos procedimentos e atividades executadas neste estabelecimento de saúde, visando a melhor conduta dos profissionais, apresentando-se como um instrumento de fundamental importância para nortear as ações e tomadas de decisão nas relações internas e com os beneficiários, seus dependentes e clientes. É dever de todos os profissionais que trabalham nesta clínica, observar e cumprir as regras e responsabilidades estabelecidas neste documento, nas diversas situações em que estejam envolvidos. Vale lembrar, que por ser um instrumento gerencial e dinâmico, tem caráter flexível, é passível de alterações e deverá ser revisto sempre que houver implantação e/ou desativação de unidades e/, ou serviços para a adequação ao cenário no qual esteja inserido e reflita com fidedignidade o perfil da organização.

1. Príncipios e objetivos

  1. Orientar os profissionais da clínica quanto aos procedimentos e as rotinas administrativas envolvidas no atendimento aos beneficiários, seus dependentes e clientes;
  2. Dinamizar os atendimentos realizados nos consultórios e salas de exames;
  3. Racionalizar e agilizar a apuração, controle e liberação dos atendimentos;
  4. Sensibilizar e mobilizar, individual e coletivamente, para que haja transparência nas relações, a integridade e o respeito mútuo como princípios fundamentais, na busca da humanização e qualidade de vida.
  5. Proporcionar um ambiente terapêutico adequado aos usuários que buscam assistência em atendimento à saúde;
  6. Manter um elevado padrão de qualidade no atendimento aos usuários através do planejamento, execução e avaliação do processo de trabalho;
  7. Atender à população, seu público alvo, com relações humanizadas no trabalho, centradas no acolher, escutar, informar e atender às necessidades de saúde de maneira satisfatória, proporcionando assim uma melhoria da qualidade de vida;
  8. Oferecer atendimento de saúde aos membros da comunidade, dentro das normas vigentes no país para clínicas e de acordo com as modalidades oferecidas segundo as suas possibilidades.

2. Serviços oferecidos

  1. Consultas médicas em Cardiologia:

Através de anamnese, exame físico e exames complementares quando necessários, o Médico Cardiologista estabelecerá diagnósticos, tratamentos, e acompanhamentos médicos.

Avaliação cardiológica pré-operatória visando estabelecer riscos cirúrgicos em suas diversas modalidades.

Avaliação de aptidão física para iniciação em atividades físicas ou esportivas competitivas ou não.

2.2 Exames complementares sem procedimentos invasivos

2.2.1 Teste Ergométrico

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO -POP

  1. EXAME: teste ergométrico ou teste de esforço
  1. EQUIPAMENTOS: Esteiras Ergométricas marcas Digistress e Inbramed , 2 esfgmomanômetros, 2 estetoscópios, 4 eletrocardiógrafos Dixtal e 1 eletrocardiógrafo TEB Apex 1000, 2computadores, 2 monitores, 2 macas apropriadas de material impermeável, aparelho de desfibrilador cardíaco, ambu, balão de oxigênio e maleta de primeiros socorros de acordo com normatização do Departamento de Ergometria da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Contamos com serviço terceirizado em emergências Emercor/Pronto-vida, que podemos solicitar em caso de alguma ocorrência grave e com atendimento imediato.
  1. CARACTERÍSTICAS DO EXAME: Paciente é submetido a stress físico, caminhando em esteira ergométrica, monitorizado, seguindo os protocolos de Bruce ou Ellestad.
  1. OBJETIVO: avaliação das condições hemodinâmicas durante o esforço físico (pressão arterial e freqüência cardíaca), avaliação de possíveis arritmias desencadeadas com esforço físico ou seu comportamento se pré-existentes durante esforço e recuperação, avaliação da possibilidade de alterações eletrocardiográficas de isquemia miocárdica desencadeada com esforço físico, análise de sintomas torácicos objetivando possibilidade de angina pectoris e avaliação terapêutica com uso de drogas.
  1. DESCRIÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS:
    1. lençol de papel descartável 0,70m
    2. algodão
    3. álcool 70%
    4. eletrodos descartáveis marca Kendall modelo Meditrace adulto, registro em ANVISA número 10349000214
    5. Papel toalha marca Yuri com selo de dispensa de registro na ANVISA
  1. INDICAÇÕES: a critério do médico solicitante.
  1. REALIZAÇÃO:
    1. paciente é acomodado(a) em maca apropriada, em decúbito dorsal, com o tórax desnudo em sexo masculino e com sutiã ou top de ginástica e vestida com camisa pessoal com botões de abertura central e manga curta em sexo feminino, short ou bermudas sexo masculino e calça agasalho ou bermuda no sexo feminino e tênis ou sapato confortável com solado de borracha.
    2. Paciente é monitorizado com 10 eletrodos no tórax, dispostos de maneira convencional, após limpeza da pele com algodão e álcool 70%.
    3. Paciente é identificado no monitor do computador usado exclusivamente para este fim.
    4. Realiza-se a gravação e registro do eletrocardiograma com 12 derivações antes e imediatamente após o esforço, assim como 3 derivações MC5, DIIm e V2m a cada 3 minutos durante o esforço ou mesmo a qualquer momento em caso de algum evento eletrocardiográfico não esperado e na fase de recuperação.
    5. Antes, durante e após a realização do esforço na esteira a pressão arterial é aferida de 3/3 minutos e registrada e o coração e pulmões são auscultados.
    6. Os protocolos usados em nossa clínica são os protocolos de Bruce e Ellestad, podendo realizar muitos outros já inseridos no programa, e segundo estes protocolos a esteira sofre inclinação progressiva e aumento de velocidade a cada carga.
    7. Análise e emissão imediata do laudo específico
    8. Encaminhamento do resultado ao médico solicitante, através do paciente.
  2. REALIZADOR: médico

2.2.2 Ecocardiograma – POP

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

  1. EXAME: Ecodopplercardiograma com fluxometria em cores
  1. EQUIPAMENTO: Aparelho de ultrassonografia da marca Philips, modelo Envisor C.
  1. CARACTERÍSTICAS DO EXAME: ultrassonografia específica do coração.
  1. OBJETIVO: estudo anatômico e funcional das estruturas intracardíacas e pericárdicas através de imagens colhidas externamente de forma não invasiva.
  1. DESCRIÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS:
    1. Jaleco
    2. Gel condutor de ultrassom em utilização da marca Mercur com registro na ANVISA : 10340440046
    3. Papel toalha marca Yuri com selo de dispensa de registro na ANVISA
  1. INDICAÇÕES: a critério do médico solicitante.
  1. REALIZAÇÃO:
    1. Paciente é acomodado em maca apropriada, em decúbito lateral esquerdo, com o tórax desnudo e coberto com lençol adequado.
    2. Paciente é identificado na tela do equipamento de ecocardiografia
    3. Coleta das imagens com transdutor externo e impressão das imagens em formulário apropriado.
    4. Análise e emissão de laudo específico pelo médico rezlizador.
    5. Encaminhamento do resultado ao médico solicitante, através do paciente.
  1. REALIZADOR: médico

2.2.3 Holter 24h

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP

  1. EXAME: Eletrocardiografia dinâmica 24h ou Holter 24h
  1. EQUIPAMENTOS: computador e gravador de Holter e rabicho da DMS com 7 fios de 1m de comprimento cada, com registro ANVISA 80079410001
  1. CARACTERÍSTICAS DO EXAME: gravação do traçado eletrocardiográfico contínuo do paciente em 24 horas.
  1. OBJETIVO: avaliação de todos os eventos eletrocardiográficos que envolvem arritmias, taquiarritmias, bradiarritmias, bloqueios de condução inter e intraventriculares, correlacionando com as atividades e os sintomas referidos e anotados pelo paciente em determinados momentos com possíveis alterações eletrocardiográficas.
  1. DESCRIÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS:
    1. eletrodos descartáveis marca Kendall modelo Meditrace adulto, registro em ANVISA número 10349000214
    2. algodão
    3. álcool 70%
  1. INDICAÇÕES: a critério do médico solicitante.
  1. REALIZAÇÃO:
    1. paciente é acomodado(a) sentado em maca apropriada, com o tórax desnudo em sexo masculino e com sutiã ou top de ginástica em sexo feminino.
    2. Paciente é monitorizado com 7 eletrodos descritos, após limpeza da pele com algodão e álcool 70%.
    3. A disposição dos eletrodos é realizada de acordo com projeção ortogonal assim dispostos:

Vermelho: 5º. Espaço intercostal esquerdo na linha axilar anterior esquerda

Branco: 5º. Espaço intercostal direito na linha axilar anterior direita

Verde: região sub costal esquerda na linha médio-clavicular

Preto: região para esternal esquerda no 1º. Espaço intercostal esquerdo

Laranja: 4º. Espaço intercostal esquerdo na região para esternal esquerda

Azul: na região dorsal posterior imediatamente posterior ao eletrodo laranja

Marron: região subcostal esquerda na linha médio-clavicular.

Vermelho: 5º. Espaço intercostal esquerdo na linha axilar anterior direita

  1. Procede-se a conexão dos eletrodos com fios do rabichos .
  2. Após introduz-se 1 pilha recarregável AA, fecha-se o compartimento do gravador, quando se ouvirá um ruido (sinal de conexão) .
  3. Aguarda-se após este procedimento cerca de 30 segundos quando ouviremos um novo ruído (sinal) que comprovará o início de gravação, cujo horário será anotado
  4. Coloca-se o gravador dentro de um recipiente que é fixado em cinto próprio do paciente ou cinto do próprio instrumental e ajustado de acordo com a cintura abdominal individual.
  5. O paciente receberá um formulário contendo sua identificação, indicações do procedimento, medicamentos de uso atual, e local para anotação de atividades e sintomas concomitante ao horário do evento, durante as 24 horas de gravação.
  6. Paciente é orientado previamente a higiene pessoal diária antes de vir para a clínica instalar o dispositivo e não deverá “tomar banho” nas próximas 24 horas.
  7. Deverá comparecer à clínica no dia seguinte, normalmente pela manhã, no mesmo horário de instalação no dia anterior para que se proceda a retirada do equipamento. l esquerda na linha medio-teror ao eletrodo laranja referidos
  1. INSTALADOR: funcionária atendente de consultório devidamente treinada ou o próprio médico.
  2. RESULTADO: após transferir todas as informações para o computador , o médico deverá proceder a análise, conferir o laudo, que será entregue 3 dias após a realização, com raras exceções.

2.2.4 Eletrocardiograma

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP

  1. EXAME: Eletrocardiograma
  1. EQUIPAMENTOS: 4 eletrocardiógrafos EP3 da Dixtal, 1 eletrocardiógrafo digital V6 da HW, e 1 eletrocardiógrafo digital Apex 1000 da TEB.
  1. CARACTERÍSTICAS DO EXAME: Método gráfico capaz de captar ondas elétricas do coração e registrá-las, para análise posterior do médico.
  1. OBJETIVO: identificação das ondas elétricas normais ou patológicas do coração, permitindo análise do ritmo cardíaco normal ou ritmos patológicos, tecido de condução intra e inter atriais e ventriculares, identificando bloqueios de condução, sobrecarga de câmaras atriais ou ventriculares, análise da repolarização ventricular identificando isquemias, infartos agudos ou cicatrizados
  1. DESCRIÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS:
    1. lençol de papel descartável 0,70m
    2. algodão
    3. álcool 70% e eventualmente gel para meios de contato marca RMC com registro na ANVISA n: 80122200001.
    4. papel toalha marca Yuri com selo de dispensa de registro na ANVISA
    5. peras e braçadeiras para captar as ondas eletrocardiográficas.
  1. INDICAÇÕES: a critério do médico solicitante.
  1. REALIZAÇÃO:
    1. paciente é acomodado(a) em maca apropriada, em decúbito dorsal, com o tórax desnudo em sexo masculino e com sutiã ou top de ginástica ou camisa pessoal com botões de abertura central e manga curta em sexo feminino, com as palmas das mãos voltadas para cima.
    2. Paciente é identificado(a) no monitor do computador usado exclusivamente para este fim.
  1. Realiza-se o registro, gravação e impressão gráfica do eletrocardiograma com 12 derivações, após posicionar 6 peras na região frontal do tórax e as 4 braçadeiras nas extremidades dos membros inferiores e superiores obedecendo-se à padronização estabelecida, quanto às cores que definem cada posição correta:

V1 : 4º. Espaço intercostal direito justa esternal

V2: 4º. Espaço intercostal esquerdo justa esternal.

V3: entre V2 e V4.

V4.: 5º. Espaço intercostal esquerdo na linha médio clavicular.

V5: 5º. Espaço intercostal esquerdo na linha axilar anterior

V6: 5º. Espaço intercostal esquerdo na linha médio axilar.

Braçadeira vermelha: antebraço direito.

Braçadeira preta na região tibial inferior direita.

Braçadeira amarela: antebraço esquerdo

Braçadeira verde: região tibial inferior esquerda.

  1. Análise e emissão imediata do laudo específico pelo médico.
  2. Liberação do paciente e encaminhamento do resultado ao médico solicitante, através do paciente.
  1. REALIZADOR: atendente de consultório treinada ou médico.

2.2.5 Mapa

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP

  1.  EXAME: Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)(24h)
  2. EQUIPAMENTOS: computador e gravadores de  MAPA marca DMS Brasil e braçadeira e manguito de Pressão Arterial tamanhos P, M ,G de acordo com a necessidade do paciente.
  3. CARACTERÍSTICAS DO EXAME: Aferição e gravação da pressão arterial em intervalos pré-determinados no período de 24 horas.
  4. OBJETIVO: Fazer diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica, diagnóstioco de Hipertensão Arterial do “Jaleco Branco” e avaliação e acompanhamento de pacientes em uso de drogas antihipertensivas
  5. DESCRIÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS:
    1. Braçadeira e manguito
    2. algodão
    3. álcool 70%
  6. INDICAÇÕES: a critério do médico solicitante.
  7. REALIZAÇÃO:
    1. Horário e preparo pré-agendado.
    2. Recomendações de preparo informadas ao paciente um dia antes.
    3. No horário marcado o paciente é convidado a sentar em maca apropriada, dentro da sala de exames .
    4. Material usado para limpeza com algodão e álcool 70%.
    5. Paciente é orientado previamente quanto a higiene pessoal diária antes de vir para a clínica instalar o dispositivo e não deverá “tomar banho” nas próximas 24 horas.
    6. A 1ª. Aferição é realizada manualmente dentro da sala de exames e as demais conforme programação computadorizada do aparelho.
    7. Instala-se o gravador dentro de um recipiente que é fixado em um cinto do próprio instrumental e ajustado para melhor conforto do paciente.
    8. O paciente receberá um diário contendo sua identificação, medicamentos em uso e local para anotações de atividades e sintomas durante as 24 h da gravação.
    9. O paciente é orientado comparecer à Clínica no dia seguinte no horário pré estabelecido para a retirada do equipamento.
  8. INSTALADOR: funcionária atendente de consultório devidamente treinada ou o próprio médico.
  9. RESULTADO: após transferir todas as informações para o computador , o médico deverá proceder a análise, conferir o laudo, que será entregue 5 dias após a realização, com raras exceções.

2.2.6 Procedimento Operacional Padrão de Limpeza

INTRODUÇÃO

Limpeza, desinfecção e conservação das superfícies fixas e equipamentos permanentes das diferentes áreas. Tem a finalidade de preparar o ambiente para suas atividades, mantendo a ordem e conservando equipamentos e instalações, evitando principalmente a disseminação de microrganismos responsáveis pelas infecções relacionadas à assistência à saúde. As superfícies compreendem: mobiliários, pisos, paredes, divisórias, portas e maçanetas, tetos, janelas, equipamentos para a saúde, bancadas, pias, macas, balanças, computadores, instalações sanitárias, grades de aparelho de condicionador de ar, luminárias, bebedouro, aparelho telefônico e outros. A Limpeza e Desinfecção de Superfícies deverá contribuir para prevenir a deterioração de superfícies, objetos e materiais, promovendo conforto e segurança aos pacientes, acompanhantes e aos funcionários, por intermédio de um meio limpo. Deverá ser realizado pela funcionária contratada como auxiliar de limpeza Márcia Cristina Leandro.

PRINCÍPIOS GERAIS

O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) deve ser apropriado para a atividade a ser exercida: utilizará luvas e botas. Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó. Utilizar a varredura úmida, que pode ser realizada com mops ou rodo e panos de limpeza de pisos. Para a limpeza de pisos, devem ser seguidas as técnicas de varredura úmida, ensaboar, enxaguar e secar. Processo de limpeza diária de todas as áreas da clínica, objetivando a manutenção do asseio, a reposição dos materiais do consumo diário (papel toalha, sabonete líquido, papel higiênico e sanitos) das diversas áreas. Algumas ações devem realizadas diariamente e outras periodicamente ou semanais.

MATERIAL NECESSÁRIO

01 par de luvas de látex, 01 desinfetante, 03 panos limpos ou MOP (se necessário), 01 balde contendo água e detergente (se necessário).

TÉCNICA

Reúna o material necessário, desligue os equipamentos da corrente elétrica, lave as mãos, calce as luvas, preparar 2 baldes – 1 com água e sabão líquido e outro com água limpa, levar o material até a área a ser limpa, afastar os móveis, para facilitar o trabalho, molhar o local a ser lavado com a solução de água e sabão, passar o rodo com panos no chão com movimentos circulares e movimentado para frente e para trás, repetindo a operação se necessário, passar a mop embebido em água limpa para enxaguar bem o chão. Repetir o processo até que o chão fique bem limpo; passar a mop seca para secar bem o chão; limpar e guardar os equipamentos; mudar a água sempre que necessário. As paredes e tetos contaminam-se muito menos do que as superfícies horizontais e a probabilidade de dispersarem microrganismos no ar é praticamente nula; são lavados quando sujos usando um rolo coberto com pano úmido, embebido com água e sabão; Lavar os vidros e utilizar álcool. Passar o pano na vidraça, começando do alto, esfregando o vidro de um lado para outro e de cima para baixo;

Equipamentos específicos como gravadores de Holter, M.A.P.A, braçadeiras, estetoscópios, cabos e rabichos de eletrodos, estetoscópios, são limpos e desinfectados com pano úmido e após com pano limpo(tipo perfex) embebido em álcool 70%, com o cuidado necessário para não danificá-los. Esta tarefa é realizada pelas atendentes e auxiliares de consultório e os médicos.

São oferecidos no balcão de recepção e nos consultórios e salas de exames, recipientes com álcool em gel para higienização das mãos.

3. Normas gerais de funcionamento

3.1 Recepcionista

(ATRIBUIÇÕES)

  1. Acolher os usuários no local de forma humanizada;
  2. Todo o usuário deverá ser escutado, objetivando a resolução de sua necessidade, quando possível;
  3. Orientá-los quanto ao atendimento solicitado;
  4. O pessoal do serviço deverá estar uniformizado de acordo com a padronização estabelecida;
  5. Providenciar material necessário para otimizar o processo de trabalho;
  6. Manter o ambiente organizado e limpo para um bom desempenho de suas atividades;
  7. Este setor está diretamente ligado à Gerente Administrativa da clínica;
  8. Estar sempre disponível a aprender as funções de outros setores;
  9. Atender telefonemas quando a funcionária especifica para este fim estiver ocupada;
  10. Registrar todos os pacientes e o agendamento individual de todas as consultas e exames diagnóstico no software padronizado;
  11. Anotação e registro adequado de endereço, telefone, data de nascimento, naturalidade de cada paciente;
  12. Operacionalizar diariamente às 07:30h o check list após a abertura da clínica, com vistas à recepção dos pacientes e acompanhantes às 08:00h, acionando a iluminação de todos os cômodos, a ventilação pelo acionamento de aparelhos de ar condicionado na temperatura adequada e necessária, ligar o som ambiente para conforto dos pacientes e funcionários e ligar todos os computadores e impressoras.

3.2 Gerência e Auxiliar de Gerência

(ATRIBUIÇÕES)

  1. Comandar, controlar, organizar todos os setores da clínica, mantendo estreita comunicação com o Diretor Clínico e Técnico;
  2. Providenciar o recolhimento de todas as guias de faturamento de convênios médicos, associada a auxiliar de gerência, permitindo o seu envio através de malotes nos dias específicos que cada convênio médico exige, contribuindo para o perfeito controle das finanças;
  3. Fornecer o resultados dos faturamentos ao Diretor Financeiro, com a agilidade necessária ao fechamento contábil do mês;
  4. Estabelecer cronograma de férias das funcionárias;
  5. Gerenciar conflitos, intermediando relacionamento entre os funcionários e entre funcionários e clientes;
  6. Zelar pela perfeita realização dos back-ups de todas as informações arquivadas no software destinado aos agendamentos das consultas, diariamente e semanalmente de acordo com as instruções padronizadas pelo técnico;
  7. Confeccionar a página inicial do prontuário médico com os dados completos do paciente, inserir no envelope apropriado para ser apresentado ao Médico pela atendente de consultório;
  8. Vestir uniforme padronizado para a sua função;
  9. Conservar livro de atas registrar as ocorrências.

3.3 Atendende de Consultório

(ATRIBUIÇÕES)

  1. Exercer com polimento um relacionamento com os pacientes, executando todos os ensinamentos adquiridos da equipe médica;
  2. Cumprir com rigor as normas instituídas nos Procedimentos Operacionais Padrões relativos a todos os métodos diagnósticos oferecidos;
  3. Esclarecer todas as dúvidas que surjam no encaminhamento dos pacientes para a realização dos exames;
  4. Estar sempre submetida à supervisão da equipe médica;
  5. Selecionar com antecedência de 24 horas os prontuários dos pacientes que se encontram arquivados para cada médico individualmente;
  6. Permitir que diariamente estejam na mesa de cada médico o material gráfico disponível para o adequado exercício da profissão médica, como receituários e atestados médicos;
  7. Arquivar após série de atendimentos todas os prontuários que foram manuseados, na ordem alfabética, nos armários apropriados, contribuindo para a conservação necessária de documentos médicos importantes;
  8. Informar à Direção Técnica, após conferência semanal, da necessidade de aquisição de insumos apropriados à realização de todas as tarefas;
  9. Receber da recepcionista os prontuários novos e encaminhá-los à sala de consulta do médico específico;
  10. Ligar e desligar todos os aparelhos destinados aos exames diagnósticos;
  11. Vestir uniforme padronizado para a sua função;
  12. Conduzir os pacientes da recepção à sala de exames e acomodá-los da maneira padronizada.

3.4 Auxiliar de Serviços Gerais

(ATRIBUIÇÕES)

  1. Ler, dar ciência e esclarecer dúvidas sobre o Procedimento Operacional Padrão relacionado ao Serviço de Limpeza;
  2. Informar a gerente administrativa as possíveis ausências de insumos e ocorrências;
  3. Manter o ambiente organizado e limpo para um bom desempenho das atividades;
  4. É responsável pela higienização de toda a clínica;
  5. Cumprir agendamento de limpeza com os setores específicos, previamente acordado com a equipe;
  6. Deverá fazer uso de Equipamento de Proteção Individual (luvas adequadas até os antebraços, do tamanho individual e espessura adequadas e botas emborrachadas;
  7. Deverá estar uniformizada de acordo com os padrões estabelecidos pela direção deste serviço;
  8. Estar diretamente ligado à Gerencia Administrativa da Clínica e o Diretor Técnico;
  9. Executar trabalhos de limpeza e conservação em geral nas dependências internas e externas da Unidade, bem como serviços de entrega, recebimento, confecção e atendimento, utilizando os materiais e instrumentos adequados e rotinas previamente definidas;
  10. Efetuar a limpeza e conservação de utensílios, móveis e equipamentos em geral, para mantê-los em condições de uso;
  11. Executar atividades de copa;
  12. Auxiliar na remoção de móveis e equipamentos. Separar os materiais recicláveis para descarte (vidraria, papéis);
  13. Separar e entregar correspondências, papéis, jornais e outros materiais. Reabastecer os banheiros com papel higiênico, toalhas e sabonetes;
  14. Controlar o estoque e sugerir compras de materiais pertinentes de sua área de atuação;
  15. Executar outras atividades de apoio operacional ou correlata. Desenvolver suas atividades utilizando normas e procedimentos de biossegurança e/ou segurança do trabalho;
  16. Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho;
  17. Executar o tratamento e descarte dos resíduos de materiais provenientes do seu local de trabalho;
  18. Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior;
  19. Observar e cumprir o cronograma de ações estabelecidas no anexo 1.

3.5 Médicos

(ATRIBUIÇÕES)

  1. Consultas Médicas, realizando anamnese, exame físico, diagnósticos, tratamentos e acompanhamento dos pacientes;
  2. Zelar pelo cumprimento rigoroso do Código de Ética Médica, respeitando os princípios da ética e determinações legais da sua profissão;
  3. Realizar e conferir laudos relativos aos exames complementares respeitando com rigor as normas do Procedimento Operacional Padrão específico;
  4. Exercer cargos de Diretor Técnico, Financeiro e Clínico;
  5. Participar de reuniões mensais entre os Médicos e Gerência para avaliação do cumprimento das normatizações e contribuir para o progresso e desenvolvimento da clínica;
  6. Participar de congressos e atividades científicas para o aprimoramento permanente de seu conhecimento nas áreas específicas de atuação;
  7. Atuar com jalecos brancos com identificação;
  8. Zelar pela assepsia de seus instrumentos de trabalho como o estetoscópio utilizando de álcool 70% e algodão imediatamente após cada consulta;
  9. Registrar as ocorrências no livro de atas;
  10. Registrar as ações realizadas no prontuário de cada paciente;
  11. Manter-se em comunicação direta com a gerente administrativa da Clínica;
  12. Zelar pelo patrimônio da instituição;
  13. Manter bom relacionamento interpessoal com a equipe da clínica;
  14. Colaborar na conservação das instalações e equipamentos existente no ambiente de trabalho, e comunicar ao responsável os casos de avarias ou danos para providencias cabíveis;
  15. Cumprir a carga horária com pontualidade e responsabilidade;
  16. Interagir com equipe multiprofissional;
  17. Cumprir as normas e rotinas estabelecidas;
  18. Acolher os usuários no local e o atendimento solicitado;
  19. Orientá-los quanto ao atendimento solicitado;
  20. Registrar em livro ata as ocorrências;
  21. Ler o livro de ata para se inteirar das ocorrências;
  22. Ser responsável pela segurança de todos os profissionais e usuários que estiverem em serviço e/ou atendimento.